Olá Pessoal, boa noite!
Estou gostando da brincadeira dos post #Gerente1Minuto esta muito legal e estou recebendo vários feedback's positivos. O desafio é falar de algo relevante mais que você não leve mais de 1 minuto para ler.
Desta vez vamos falar um pouco, como fazer indicadores.
1. Selecione o que você quer medir
Escolher a categoria do indicador é muito importante. Exemplo: Produtividade, Qualidade, Custo, Satisfação, ...... Um indicador de produtividade poderia ser o número de peças produzidas, de qualidade a quantidade de defeitos encontrados em campos,....
2. Coleta de dados
Só é possível medir com informação. A extração de dados é crucial. Se a fonte não for, confiável o indicador pode dar um visão erronia da situação. A geração da informação no dia à dia não pode ser complexa. Pois, pode acontecer de você gastar mais tempo gerando informação do que trabalhando.
3. Lembre-se da periodicidade do seu indicador
Não dá para medir o desempenho de um funcionário a cada 2 anos, por exemplo.
Veja o seu negócio e a necessidade de quanto e quanto tempo é necessário medir. Outro cuidado é não usar no indicador dados desatualizados que não mas mostram a realidade.
4. Meta
É preciso de um alvo a ser atingido. Exemplo: Vamos ter que diminuir os defeitos em 10%. Porém no mês de agosto, por exemplo, o indicador mostrou que a diminuição foi apenas 5% ou seja, o indicador mostrou que a meta não foi comprida. A meta ajuda a motivação da equipe para alcance do resultado.
5. Tempo para atingir a meta
Determine um tempo para que a meta seja alcançada exemplo, dois meses, ou um ano. Depende do tamanho do problema. Quanto maior o problema, mais “agressiva” deve ser a meta de tempo para alcance. Você pode dividir a meta em etapas. No primeiro mês vou reduzir o numero de defeitos em 2% depois do terceiro mês vamos reduzir mais 3%.
6. Exemplo de indicadores
A lista de indicadores pode tender ao infinito mais listei aqui alguns: quantidade de defeitos, quantidade de tarefas realizadas, quantidade de atendimento, erros encontrados em campo, horas de suporte, horas de pré venda, conversão de pré venda em venda, tempo de atendimento, peças com não conformidades versus peças em conformidade.
7. Modelo de indicadores
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