Nesse post vamos continuar com o desafio. Falar algo relevante sobre projetos, mas que não demorasse mais de um minuto para a leitura.
Como gerenciar o Caos?
1. Ouça quem esta com o problema
Parece óbvio mais às vezes, isso não é feito. Falamos com terceiros, pessoas que não sofreram as consequências da falha ou do defeito. Mas não ouvimos quem realmente sofreu com o problema. "O telefone sem fio" nos desvia do foco do problema.
2. Identifique o problema
Quando a situação esta caótica, com alto nível de stress e muita reclamação e fica difícil identificar o verdadeiro problema. Por exemplo uma pessoa, vai no médico com problema de gastrite. Aparentemente o problema é no estomago. Mas isso pode ser apenas uma evidencia do verdadeiro problema. O problema real pode ser uma crise de ansiedade ou de stress que casou tensão na pessoa e gerou gastrite. Por isso ouça as reclamações mais foque na identificação do problema.
3. "A Lei dos 80 20"
O princípio diz: "Para muitos fenômenos, 80% das consequências advêm de 20% das causas." Ou seja, escolhendo 20% das causas que mais dão problema, você resolve a situação que esta dando problema em 80%. Por isso, comece pelo que mais da problema.
4. Comunique-se
A comunicação é fundamental. Muitos problemas são gerados por ela, ou pela sua falta de comunicação. Deixe as pessoas cientes do que esta acontecendo, da evolução da solução. Por mais difícil que seja a realidade seja transparente.
5. Atenção aos formadores de opinião
Não adiante resolver 99,9% dos problemas se 0,01% do problema é um item que afeta um formador de opinião. O stress vai continuar alto. Por isso de uma atenção especial aos formadores de opinião, convença eles primeiro, assim será mais fácil a visão de que a solução esta a caminho.
6. Velocidade rápido
Entregue em partes mais entregue rápido. Nem que não seja a solução definitiva mas entregue algo, isso vai mostrar que você está comprometido em resolver o problema.
Abs,
E até a próxima.
Fiquem com Deus
0 comentários:
Postar um comentário