Inscrever-se para atualizações grátis!

segunda-feira, 17 de junho de 2013

Gestão de tempo: como ser mais produtivo e viver com menos stress

Olá amigos do GPSenior estamos de volta com mais um post desta vez vamos falar sobre Gestão de tempo.

Gestão de tempo  é o dia à dia do gerente de projetos além dos prazos, cronogramas, datas,  reuniões, todo um leque de responsabilidades é preciso também administrar o tempo para realizar  as próprias atividades.

Segue algumas dicas que para organizar sua vida, para lhe dar mais tempo e consequentemente melhorar sua qualidade de vida. Um grande motivo de stress é a falta de tempo,  portanto a  boa gestão do tempo eliminará boa parte do seu  stress.

1. Faça uma "ToDo List" (lista de tarefas)
Isso é muito importante. Conheço pessoas que fazem uma grande quantidade de tarefas e quando perguntadas o que fizeram no dia. A resposta é: Fiz várias coisas. As pessoas não sabem com quais atividades gasta o seu tempo. Além de ajudar nessa questão a lista de tarefas traz vários outros benefícios:

  • A diminuição da perca de foco
  • Ajuda a pessoa se policiar para a conclusão da tarefa
  • Evita esquecimento das atividades
  • Facilita a justificar produtividade

2. É preciso priorizar as tarefas
Normalmente os especialistas em gestão de tempo recomenda a priorização das tarefas em duas ou três categorias no máximo (urgentes, importantes e circunstanciais)

  • Urgentes: São as tarefas que devem ser realizadas imediatamente. Normalmente são tarefas que já tem um nível de stress envolvido alto.
  • Importantes: São aquelas tarefas que podem aguardar algum tempo. Mais não podem ser esquecidas porque vão virar urgentes.
  • circunstancial: São atividades que não geram retorno são desperdício de tempo

3. Desvio de atenção
É normal no meio de uma atividade, por exemplo fazendo uma apresentação. Aparecer  uma notificação de e-mail, sonora e visual. O pior de tudo aparece o assunto do e-mail. Somos tentados a abrir o e-mail. O ideal é não abrir o e-mail, no momento que ele chega na sua caixa de entrada. Ao invés disso as leituras de e-mails devem ser programadas entre uma tarefa e outra. No caso de tarefas longas, deve-se programar um momento para leitura de e-mails. Dessa maneira,  você não estará divido entre a tarefa da apresentação por exemplo e a reposta do e-mail.

4. Prefira as tarefas onde a conclusão é mais rápido
Depois de priorizar em urgente, importante e circunstancial prefira as tarefas mais rápidas para conclusão. Isso ajuda com que rapidamente sua lista de tarefa diminua. Além de motivar para concluir o restante e a organizar a sua lista de tarefas.

Para reforçar esse conceito recomendo esses dois vídeos do especialista em gestão de tempo Christian Barbosa








Compartilhar esta postagem!!
SOCIALIZE →
COMPARTILHE →
Powered By: BloggerYard.Com

0 comentários:

Postar um comentário