Inscrever-se para atualizações grátis!

quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Como fazer estimativas rápidas em projetos

Olá pessoal,



Hoje vamos falar sobre como criar estimativas de maneira rápida para projetos.
O artigo esta dividido em dois post a primeiro refere-se a como fazer estimas de uma maneira mais simples, porém sendo possível ter uma boa visibilidade de prazo do seu projeto. 

O segundo post é utilizada a análise PERT para obter uma estimativa mais avançada. O passo a passo da estimativa simples será usado na estimadas mais complexa. 

Vamos usar uma planilha do excel com referência nesse post baixar a planilha. 


Passo a passo 

1. Divida o problema em partes 

Costumo sempre quando falo de estimativa usar uma metáfora que é a construção de uma casa. Se você perguntar para um pedreiro quanto tempo ele leva para construir uma casa de 8 cômodos e um banheiro. 

 Por mais experiente que ele seja a resposta conterá um nível de imprecisão bem alto. Agora se perguntar ao mesmo pedreiro quanto tempo leva para construir uma parede a resposta será bem mais precisa. 

Em projetos funciona da mesma maneira, conseguindo quebrar todas as atividades em pequenas partes do tamanho de construir uma parede, teremos uma grau de precisão da estimativa bem mais alto. 

 Então a primeira dica é quebra as atividades em nível de tarefa. Na nossa planilha de referência é a coluna B (descrição de tarefa) a descrição das tarefas. Preencha essa coluna com suas atividades. No primeiro momento liste todas as atividades sem se preocupara com as estimativas. 

 A coluna "C", "D" e "E" serão reservadas para esforço de realizar a tarefa. 

 2. Estime o tempo em três cenários, otimista, mais provável e pessimista. 

O cenário otimista é aquele se tudo der certo será nesse prazo. 
O cenário mais provável é aquele em que se realizando essa tarefa uma série de vezes tem esse mesmo tempo. 
O cenário pessimista é aquele onde se os riscos, problemas ocorrerem a tarefa será realizada nesse tempo. 

 Nesse caso a vantagem é que ao final, quando você detalhar a estimativa de cada tarefa você tem três cenários do tempo de desenvolvimento do seu projeto, um otimista, outro mais provável e um terceiro pessimista. Isso pode ser observado na linha 16 “tempo total de tarefas” de nossa planilha de referencia.

3. Adicionando recursos a estimas 

Agora que cada tarefa foi feita a estimas cada com 3 cenários é possível fazer facilmente simulações adicionado recursos ao projeto. 

Lembrando que nem sempre uma tarefa de 16 horas colocando-se dois recursos tem-se ela feita em 4 horas. Mais para níveis de estimativa vamos considerar assim. 

 As simulações da adição dos recursos x o tempo de desenvolvimento podem ser observadas na tabela "Estimativa x Recurso" da nossa tabela de referência.

4. Crie marcos das tarefas 

A vantagem de criar marcos é que você tem ideia de um bloco de tarefas relacionadas o tempo para executa-lás. 

A divisão do marco ajuda na priorização. No nosso exemplo vamos priorizar primeiro as tarefas do marco alvenaria e logo depois as tarefas do marco acabamento. 

Para verificar como fica na nossa planilha a estimativa de marcos olhar a tabela "Estimativa x Marco" da nossa tabela de referência. 

Espero que essas dicas ajude você a mesurar melhor o prazo dos seus projetos. 

Fique com Deus e até a próxima.

"Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu."

Eclesiastes 3:1

Compartilhar esta postagem!!
SOCIALIZE →
COMPARTILHE →
Powered By: BloggerYard.Com

4 comentários:

  1. Uma dica aproveitando esta é que ao fazer as estimativas pessimistas, você consegue avaliar os riscos negativos, ao fazer as estimativas, otimistas, os riscos positivos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso mesmo Mozart bem observado. Se existir uma diferença muito grande entre a soma das estimativas pessimista e soma das otimista é um indicador que existe um elevado grau de risco

      Excluir
  2. Cláudio... ficou muito bom... obrigado pela atenção... abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Marcos!

      Fico feliz de ter contribuído. Acredito que a troca de experiências faz de nós melhores pessoas e consequentemente melhores profissionais. Abs

      Excluir