Inscrever-se para atualizações grátis!

domingo, 17 de novembro de 2013

Motivar pessoas em projetos

Sejam bem vindo!

Estamos de volta desta vez para falar como motivar pessoas em projetos.
Quando falamos em motivação a maioria das pessoas pensam: Motivação e mais dinheiro no bolso.

Mais na realidade isso não é tão simples assim. A maior remuneração e só uma das diversas variáveis desse problema.
Nesse artigo pretendo, trazer subsídios para ajudar você a motivar a equipe dos seus projetos.







1. Estabeleça metas
Parece um tanto contraditório, motivar as pessoas é dar trabalho. O fato é que as pessoas gostam de sentir importante, ter a ideia que faz parte da conquista de um resultado. E isso é possível com metas e objetivos claros. Uma equipe que nunca conquista nada é uma equipe que não tem do que se orgulhar. Meta faz com que o grupo se motive. Aquele que esta mais rápido “puxa” o mais lento: “Vamos falta pouco”. 

Mais tome cuidado, a mesma meta que pode motivar pode desanimar a equipe. Caso seja uma meta impossível de ser atingida. Que esteja fora da capacidade da equipe. Isso faz com que o gestor perca a credibilidade e diminuiu o sentimento de compromisso da equipe.

2. Recompense
Não adianta ter uma meta se não tem nenhuma recompensa.
E aqui não estamos falando de apenas recompensa financeira.
Elogie, mostre os resultados atingidos, demonstre com a realização desse trabalho as conquista da empresa.

Saber que o trabalho é reconhecido seja de que forma for, faz que as pessoas evoluam busque novos objetivos.

3. Corrija
Novamente parece contraditório. Corrigir a pessoa pode motiva-la? A resposta é sim. Porque eu vou procurar acertar se não tem consequência para o erro. Porque o funcionário motivado vai continuar trabalhando se o seu colega do lado que não faz nada não tem feedback nenhum.

Corrigir as pessoas mostram que elas estão sendo avaliadas, que elas são importantes, se não fosse o caso apenas seriam dispensadas, mais pelo contrario. Como ninguém é perfeito e todas pessoas erram. A possibilidade da correção nos da uma nova oportunidade de fazer diferente.

 Mais é preciso cuidado com a intensidade da correção. Obviamente é mais importante corrigir o problema do fazer a acusação ou achar um culpado. Aqui é importante mostrar a atitude da pessoa que não foi de acordo e mostrar como seria a atitude correta.


Falo mais detalhado sobre feedback's no post como realizar um bom feedback


4. Diminua as incertezas
A falta de informação e incertezas na equipe gera muita insegurança.

Um exemplo clássico. Um empresa que não tem costume de dispensar funcionários. Digamos que em um exemplo hipotético essa mesma empresa desligue 3 funcionários da mesma equipe em um único mês. Já começam os rumores. 

O que será que esta acontecendo? A empresa vai mal? Vai desligar todos do departamento? E se houve a troca de gestor as incertezas são maiores ainda. Por isso não deixe a sua equipe com incertezas. Seja claro e objetivo, transmita sempre as informações necessárias. Não deixe que sua equipe saiba das informações por outros departamentos. Isso gera desconfiança e insegurança sobre o gestor.

5. Assuma os acordos
E muito desanimador o funcionário contar com um beneficio ou outro acordo já estabelecido e no momento da obtenção do beneficio, vem a frase. "Infelizmente o que combinamos não foi aprovado."

Por isso não transmita nenhuma informação sobre beneficio antes de ter certeza que será possível manter o acordo.

Pois caso contrário o resultado pode ser "catastrófico". O que iria motivar o colaborador, acaba desmotivando e com efeito bem maior do que seria a motivação. 

Espero ter ajuda você a motivar sua equipe.

Até a próxima fique com Deus.

"No mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo (motivação), porque eu venci o mundo", João 16: 33

Compartilhar esta postagem!!
SOCIALIZE →
COMPARTILHE →
Powered By: BloggerYard.Com

0 comentários:

Postar um comentário