Inscrever-se para atualizações grátis!

domingo, 9 de junho de 2013

ERP,BI e DW, .... "Sopa de letrinhas", alguns termos usados em TI e seus significados.

Com o advento da TI (tecnologia da informação) surgiu em paralelo um vocabulário bem específicos com termos, jargões e algumas abreviações.


O Fato que isso se tornou tão comum que muitas vezes nos faltam fundamentos. O que realmente significa ERP, BI e DW esse post tem como objetivo esclarecer alguns desses termos na prática, além de mostrar as relações entre eles.

O que significa ERP?
ERP é a abreviação de Enterprise Resourse Planning, em português não fazendo uma tradução literal seria "sistemas de gestão empresarial". 

Termo é utilizado para definir o software que administrava as diversas áreas da empresa.
Normalmente cada módulo do software é responsável por uma área da organização.
Exemplo de módulos do ERP: recursos humanos,  financeiro, estoque, marketing, vendas etc

Além disso esses módulos do software ERP estão integrados e trocam informações entre si.
O módulo de estoque informa para o módulo de vendas o quanto de produto tem disponível para ser vendido.

Veja outros detalhes em: BusinessDictionary (O que é ERP)


O que significa Data Warehouse ?
DW é abreviação de Data Warehouse normalmente é chamado com o nome por extensão.  A tradução para o português seria armazém de dados. Normalmente as traduções não demostram exatamente o contexto do termo, não é esse o caso. Armazém de dados se encaixa perfeitamente no contexto. 

Data Warehouse é um grande banco de dados, normalmente alocados em um conjunto de servidores. Servindo para armazenamento das informações dos dados das organizações  por exemplo os dados do ERP.

Então uma pergunta pertinente seria então o Data Warehouse é Banco de dados do ERP.
A reposta é não. Diferente do banco de dados do ERP. O Data warehouse armazena informações de maneira histórica e sumariza, além de poder armazenar informações de diversos sistemas.

Exemplo: 

Digamos que um executivo dono de um supermercado precisasse saber no dia da semana (segunda, terça,...) qual é o produto mais vendido. Para isso o executivo gostaria da média dos últimos cinco anos.

Para saber isso no banco de dados do ERP seria uma consulta muito difícil e demora. Pois seria necessário saber todas as vendas dos últimos cinco anos, consultar o produto mais vendido em cada dia da semana e consolidar essa informações que estão distribuídas por varias tabelas. 

No data warehouse isto é muito mais fácil, tudo esta consolidado e sumarizado em um único local, a consulta se torna muito mais rápida e eficaz.

Caso queira conhecer mais tecnicamente acesse: efagundes.com ( O que é data warehouse )

O que é BI?

BI é a Abreviação do termo Bussiness Intelligence ou em português (inteligência de negócios) 

É o conjunto de teorias, metologias, processos, e tecnologias que transformam dados em informações de negócios.

Pode se utilizar para isso de um data warehouse ou não. Mas sua função basicamente é mostrar tendencias, comportamentos, de um grande volume de dados para a tomada de decisão. 

Digamos que em caso hipotético, o BI de uma rede social verificou que toda vez que ocorre jogo de um determinado clube o de numero de postagem aumenta significativamente. 

E assuntos das mensagem tinha no texto as palavras "louco pelo meu time", "apaixonado" etc

Uma possível decisão de negocio baseada na informação do BI seria vincular informações de vendas de artigos esportivos desse tive nos dias de jogo. 







Compartilhar esta postagem!!
SOCIALIZE →
COMPARTILHE →
Powered By: BloggerYard.Com

0 comentários:

Postar um comentário