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sexta-feira, 16 de agosto de 2013

Como realizar um bom feedback

Olá pessoal, nesse post vamos discutir sobre uma assunto bem delicado.



Como realizar um bom feedback. O pessoal da área de TI e exatas em geralmente preferem as questões lógicas, matemáticas. Mais saber realizar um bom feedback é essencial para um bom gestor.

Prepare-se para o feedback
Isso é fundamental. Faça uma lista com os pontos positivos e negativos da atuação do colaborador, nos pontos negativos veja quais são reincidências.  

A importância da lista é que no meio de uma conversa pode ser esquecido algum ponto avaliado.

 Reflita sobre sobre cada item selecionado, veja se essa situação foi relevante ou somente algo eventual.

Seja especifico
Mostre fatos e não opiniões. Já diria o provérbio "contra fatos não há argumentos". 

Aponte as atitudes que devem ser revistas por exemplo: "Nesse dia essa sua atitude não esta de acordo com o padrão de comportamento esperado", "Aquela sua abordagem não foi apropriada"

Até mesmo para elogiar site o momento que ocorreu "Naquela reunião você foi decisivo" 

Isso mostra para a pessoa avaliada que você dedica atenção a ela que acompanha o seu trabalho. 

Comece elogiando
Por mais difícil que seja realizar um feedback negativo começando com um elogio, faça isso. Pois funciona muito bem. Essa postura quebra a resistência do avaliado em receber o feedback e torna  a conversa mais leve.

Lembre toda pessoa tem muitos pontos positivos. 

Porém cuidado, seja sincero. Faça elogios apenas de comportamentos que se igualam ou superem os comportamentos esperados.


Direcione
Não adiantar só falar o que esta errado é preciso direcionar como consertar.

Mostre a situação a ser corrigida e exemplifique como seria a atitude desejada. 

Ouça
Toda história sempre tem mais de uma versão. Escute portanto a pessoa avaliada.

Pergunte o que ela achou do seu feedback. Mesmo que a opinião da pessoa seja contrária escute, isso pode ajudar você a obter o motivo da má conduta.

Quando fazer um feedback
Essa ferramenta não é somente usada para orientação e correção de comportamentos.

É importante elogiar também quando um resultado superou as expectativas. Nesse caso além de elogiar é recomendado motivar a continuação e intensificação da atitude elogiada.

Algumas situações que podemos realizar um feedback: em uma realização pró ativa, por um resultado alcançado, conclusão de projetos estratégicos, repasse de um feedback do cliente.




















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