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sexta-feira, 4 de outubro de 2013

Como lidar com projetos em atraso

Olá pessoal,

Sejam bem vindos! Hoje vamos falar sobre atrasos em projetos.

Não é raro projetos atrasarem, e isso pode acontecer por diversos motivos: alteração de escopo, indisponibilidade de agenda dos envolvidos, tarefas subdimensionadas,  indisponibilidade de recursos, falta de gerenciamento entre outras.

Nesse post trago algumas dica de como lidar nessas situações

1. Organize a casa
Muitas vezes o projeto atrasa por falta de um "pai". Um gerente ou coordenador que acompanhe o desenvolvimento do projeto. As vezes as rotinas diárias acaba consumindo o tempo dos envolvidos na gestão do projeto, e nesse caso a gestão fica em segundo plano.
Por isso retome as "rédias" do projeto. 

Priorize
Quando um projeto esta atrasado é preciso diferenciar o que é importante. Os itens que realmente são relevantes para o seu negócio, e dedique maior atenção a esses itens. Os itens secundários deixe para um segundo momento.
Um dos motivos dessa priorização é bem simples caso precise fazer uma redução de escopo a parte principal já esta construída.

Elimine as dúvidas
É incrível como as vezes uma dúvida simples que pode ser esclarecida em uma reunião de meia hora, causa uma atraso de semanas em um projeto. As vezes o argumento é esse: "Não avançamos nesse ponto porque falta uma resposta". O problema é que ninguém cobra a resposta, então a dúvida serve como justificativa para todo o atraso. Fato que nem sempre é verídico  Por isso não deixe que as dúvidas atrapalhem seu projeto.

2. Conheça o caminho critico
Caminho crítico é um termo criado para designar um conjunto de tarefas vinculadas a uma ou mais tarefas que não têm margem de atraso. 
Ou seja, um atraso em uma atividade desse caminho significa um atraso no projeto todo.
Ataque isso também como prioritário. As atarefas que são pré requisitos para que outras sejam realizadas.

3. Estabeleça marcos
Crie marcos, fazendo entregas parciais. Por exemplo, na construção de um software uma emprega parcial poderia ser a parte de cadastro outro marco a parte de relatórios.
Assim é possível criar metas intermediárias, trazendo diversos benefícios: melhora na visibilidade do projeto, identificação do atraso antes do final do projeto, a equipe fica motivada pois tem uma meta a atingir.
Uma questão importante é que para o marco ter validade ele precisa ser tratado, como uma entrega formal. Como um produto para o próprio cliente e um atraso nessa etapa, também precisa de justificado assim como acontece com um atraso no projeto com um todo.

4. Faça revisões
Um dos segredos do gerenciamento de projeto é o planejamento e controle. Não adianta criar os marcos do item 3 se não forem revisados. Conferindo se o marco esta dentro do prazo ou não.
A importância da revisão é a tomada de ação frente ao problema. Não basta descobrir o motivo da atraso é preciso atacar  a causa do atraso. Se o projeto não tem uma boa especificação e por isso o projeto fica atrasando com reuniões intermináveis para tirar uma série de dúvidas. Atue nessa situação, aloque alguém para especificar melhor os requisitos. Enfim resolver o problema é importante mais atacar a causa é crucial.

5. Negocie
Se quando você percebeu o atraso "A vaca já tinha ido para o brejo", ou seja, já tinha passado do prazo de entrega para o cliente. Negociar é a melhor saída:
Possíveis alternativas a serem negociadas com o cliente:
Estender o prazo de entrega;
Diminuir o escopo do projeto;
Aumento do numero integrantes da equipe. Porém isso ira implicar em um aumento de custo;
Entregas parciais. 



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