Inscrever-se para atualizações grátis!

domingo, 9 de março de 2014

Deus O Gerente

Olá Pessoal!
 
Sei que o título desse post pode parecer provocador. Mas não é esse o intuito.
 
Sou cristão e gosto também de gerenciamento de projetos então resolvi juntar o dois temas nesse artigo.
A ideia é pegar algumas passagens na bíblia e mostrar como Deus conduz projetos, e usar esse aprendizado no dia a dia de nossos trabalhos.
 
1. Como Deus gerência escopo
 
No capítulo 1 (um) de Gênesis vemos Deus com um enorme projeto para fazer, a construção do mundo. Sendo Deus o todo poderoso, poderia ter feito todo o projeto em uma única etapa. Preferiu porém, ao invés disso dividir em etapas menores seu projeto.
No primeiro dia criou a luz e depois separou a luz da noite. No segundo dia o firmamento e as águas.
Mesmo sendo Deus ele preferiu fazer pequenas entregas para o cliente. Dividiu o problema em partes. Priorizou as entregas por ordem de dependência: a luz seria vital para alimentar os vegetais. 
 
Ainda na área de escopo nesse mesmo capitulo Deus mostra uma lição primorosa. Desenvolva o projeto com base na principal função do sistema. Desenvolvendo toda a infra estrutura para essa função, porque quanto antes a função principal possa ser entregue menos problemas de validação teremos. Deixe os itens não relevantes para o final. O componente principal desse projeto de Deus era o homem. Mas Deus precisava ter criado toda uma infra estrutura antes de criar o homem, comida, água, luz etc.
 
Na criação da mulher, é preciso reconhecer a boa estratégia de Deus. Usando das lições aprendidas de como fez o homem para fazer a mulher. Até altera a matéria prima e além disso ainda faz reuso da costela do homem.
 

2. Como Deus faz a gestão de pessoas e trata responsabilidades
 
Imagina que em conversa com um amigo sobre o projeto de construir o mundo, Deus recebe o seguinte conselho:
Você vai criar o homem sem roupa? Mais e se fizer frio ou chover?  Mesmo que você de um tecido ele não tem tesoura. E ainda como ele vai cozinhar os alimentos Você vai dar algum acendedor para ele?
Enfim o amigo de Deus poderia achar mil motivos para disser que o Mundo seria um projeto inacabado.

Deus resolve isto de uma maneira muito simples. Delegando ao homem a tarefa de continuar o projeto Mundo. Deus poderia pensar que o homem era incapaz. Mas, ao contrario acreditou no homem com todas as suas limitações e lhe deu ferramentas para o homem continuar o seu projeto. Deus mostrar que delegar não é passar a batata quente mas sim apoiar a pessoa para que o trabalho seja realizado.

3. Como Deus trata cronograma
 
Apesar do projeto ser muito grande e complexo com várias dependências Deus foi extremamente rápido. No dia à dia temos que ser rápidos. Embora eu não entregue o mundo inteiro tenho que entregar ao menos a luz.
A rapidez na tomada de decisão traz confiança. Muitas vezes encontramos o problema mas a demora na tomada de atitude para resolve-lo torna a solução bem mais custosa.
Ser rápido não significa fazer as coisas de qualquer jeito ou fazer a famosa "gambiarra" mas, é priorizar o que é relevante dividir o problema em partes, fazer entregas parciais, administrar a expectativa.

4. Descanse

Todos sabemos que tem uma fase do projeto onde a equipe precisa fazer um "Sprint", um esforço extra, normalmente isto ocorre perto do final do projeto, e acredito que isso é legitimo. O problema é quando o "Sprint" vira rotina.
Até Deus descansou, permita isso também a sua equipe. Comemore valorize a entrega de um projeto pois, isto é uma conquista.

Espero ter ajudado na sua carreira. Fiquem com Deus!

Até o próximo.

 








 
 

 







 


 
 
 
 

Compartilhar esta postagem!!
SOCIALIZE →
COMPARTILHE →
Powered By: BloggerYard.Com

0 comentários:

Postar um comentário